domingo, 28 de agosto de 2011

De Volta à Solidão

Caros Amigos,

Como sempre digo: Uma vez na forja, muitas outras na ferradura, e outras onde quer que mande o destino.

Assim tenho vivido.

Tenho viajado muito por conta de meu outro trabalho, que não é relacionado à cerâmica.

Além disso, em parceria com a Sirlene Giannotti, temos nos empenhado em realizar o Ciclo de Encontros: Percurso de Mestre. Todos os “flyers” de nossa divulgação são de minha autoria, com o apoio substancial da Sirlene. É muito bom trabalhar com ela.



Na Oficina do Caderno
O frio era intenso e o
envolvimento era profundo
O primeiro encontro do Ciclo foi Caderno de Mestre. Participei dessa oficina .
Construi meu próprio caderno com as medidas exatas de minha bolsa. Ao elaborar o caderno, imaginava que conteúdos mandará o destino anotar nele. Toda a situação me remeteu a uma vivência ancestral e longínqua, mas, estranhamente, muito presente em minha memória.

Trago-te uma água perdida em tua memória – segue-me até a fonte e encontre seu segredo.
Patrice de La Tour du Pin, Le Seconde jeu, Gallimar, p.106. Citação de Gaston Bachelard, na Poética do Devaneio, p.93.


A construção do caderno
foi também um trabalho
de reciclagem





Nas palavras de Bachelard: ... “há devaneios tão profundos que nos ajudam a descer tão profundamente em nós mesmos que nos desembaraçam de nossa história. Libertam-nos do nosso nome. Devolven-nos essas solidões de hoje, às primeiras solidões...que deixam em certas almas marcas indeléveis...”

Foi muito instigante e enriquecedor ter participado dessa oficina.




Alegria estampada





E falando em solidão, além de tudo isso, eu gostaria de contar que voltei a trabalhar e criar em meu ateliê com muito afinco e devoção. Como as ondas do mar, as inspiraçãoes vão e voltam...




Vista de dentro dos trabalhos
Composição de três vasos em argila de várias cores
com aplicação da técnica do nericome

Várias fotos de um mesmo vaso



Fotos de toda a série em porcelana e em argila


São trabalhos novos a partir do velho e conhecido nericome. Esta aparente contradição  me remeteu à novas reflexões sobre o criar e os caminhos que ele percorre. Algumas dessas reflexões bem se traduzem por este trecho do discurso proferido por Guimarães Rosa em agradecimento ao prêmio concedido pela Academia Brasileira de Letras, ao livro de poesia Magma. 



...O Poeta não cita: canta. Não se traça programas, porque a sua estrada não tem marcos ou destino. Se repete, são idéias e imagens que volvem à tona por poder próprio, pois que entre elas há também uma sobrevivência do mais apto. Não se aliena, como um lunático, das agitações coletivas e contemporâneas, porque arte e vida são planos não superpostos mas interpenetrados,
...


E o incontentamento é o seu clima, porque o artista não passa de um místico retardado, sempre a meia jornada. Falta-lhe o repouso do sétimo dia. Não tem o direito de se voltar para o já-feito, ainda que mais nada tenho por fazer. ...



Também tenho novos trabalhos feitos em parceria com o "ajudante" e artista Joaz Vilas Boas.

Partindo da inspiração que os meus trabalhos em porcelana causaram, Joaz depositou nelas seu imaginário vivaz, não economizando talento.
FUTURAMA I e II
O nome delas é FUTURAMA I e FUTURAMA II.

As medidas são em tono de 15 cm de diâmetro.
O trabalho em porcelana é meu e os grafismos são do Joaz.
Acho que o resultado da parceria ficou muito interessante.
Eles sugerem a promessa de novos e inusitados trabalhos.
É uma nova vertente.
Nossa imaginação está "pululando" de idéias.

3 comentários:

cibele nakamura disse...

Nádia, suas peças estão lindíssimas, como sempre. As que recebem a interferência com nericome estão muito harmônicas, eu também tenho adorado explorar estes efeitos em minha esculturas, e o resultado têm sido muito bom. Espero que continue criando muito e desta forma nos inspirando. Beijos. Cibele

cibele nakamura disse...

FUTURAMA I E II, haja criatividade!! Beijos

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Se o ser humano encanta, suas obras igualmente brindam nosso olha, dão sede as mãos e fome aos sonhos. Parabéns querida! Bjs e muito mais inspirações sempre! A.