segunda-feira, 11 de abril de 2011

Voltando aos Ares Mineiros

Quero contar de minha última estada em Pará de Minas em fevereiro de 2011. Muitas coisas aconteceram também por lá.

Terminei de construir o Macho e a Fêmea de um ser primitivo muito arcaico. Seu nome ainda não foi decidido.

O Senhor Geraldo, serralheiro de Pará de Minas, companheiro importante da criação, participou ativamente do processo. O Senhor Carolos Muchinho e o Senhor Onésio, funcionários da Parapuan, também foram coadjuvantes de todo o processo. Assim como eu, mantiveram acesas as expectativas do resultado ao longo de todo o processo.

A apresentação pública dos seres ainda não está prevista. Quero criar um pouco de suspense.

Também trabalhei com “as meninas” da Escola de Artes de Pará de Minas.
As orientadoras, as alunas e eu, com a ajuda do Senhor Carlos Muchinho, funcionário da Parapuan, fizemos pela 1ª vez, uma queima de barril. Enfrentamos o desconhecido juntas.
O processo era desconhecido, sim. Mas recebemos muitas “dicas” de amigos como a ceramista Sirlene Giannotti, e o Senhor José Ramos, ceramista português com quem mantenho correspondência pelo facebook. Também uma rápida busca pela internet ajudou bastante.



José Ramos pertence ao grupo dos Domadores de Fuego, grupo que estou acompanhando com muita curiosidade. Outro Domador que “pinta com o fogo” é Alberto Hernandez Martin. 
Vale uma visita: Domadores de Fuego

José Ramos diz: O fogo é belo quando é festa!


De fato fizemos uma festa lá na Escola.
Adorei trabalhar com elas. São dispostas e com muita avidez pelo novo, assim como eu.
Aqui vão algumas fotos do processo e seu resultado.
  

Também estou publicando fotos que acabo de receber dos últimos resultadodos dos trabalhos do grupo já queimados e algumas fotos de trabalhos ainda em andamento.
A velocidade com que logo apreenderam tudo que envolve uma manilha é surpreendente.
É como mina d´água. Basta cavocar um “tiquinho” que logo a água brota.
Estou muito orgulhosa de fazer parte desse processo.

2 comentários:

José Ramos disse...

Sensibilizado pelas carinhosas alusões que faz a meu respeito, agradeço e envio um bom abraço com votos de que continue a viver feliz com a cerâmica.

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Querida Nádia, parabéns à você a todos envolvidos. Que lindo processo!!! Fiquei encantada! Parabéns! Bjs. A.